
Pesquisa RealTime Big Data feita a pedido de Crusoé e O Antagonista mostra que apenas 32% afirmam ser a favor do movimento. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Pesquisa RealTime Big Data feita a pedido de Crusoé e O Antagonista aponta que 66% dos brasileiros não estão de acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, ou não apoiam suas demandas.
Somente 32% afirmam ser a favor do movimento. A pesquisa, feita com 1.200 entrevistados entre os dias 15 e 16 de abril, tem uma margem de erro de três pontos percentuais e 95% de confiança.
A pesquisa também mostrou que 62% dos brasileiros acha que o governo federal não deve ajudar o MST, enquanto 29% defendem a relação.
Outro dado coletado pela RealTime Big Data afirma que 70% dos brasileiros não acreditam que o apoio do governo Lula ao MST lhe dará votos nas eleições de 2026.
“O apoio explícito ao MST pode gerar desgaste político, especialmente entre eleitores de centro ou indecisos, que têm maior rejeição ao movimento“, diz Wilson Pedroso, sócio da RealTime Big Data.”
“O MST continua sendo um tema polarizador ideológico. A maioria dos brasileiros rejeita suas práticas e não vê com bons olhos uma aliança explícita entre o movimento e o governo federal. Politicamente, o apoio institucional ao MST representa mais riscos do que ganhos para a base governista em 2026“, diz Pedroso.
O Antagonista