
Ex-senador José Agripino Maia (DEM) – Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Em entrevista à 98 FM Natal nesta terça-feira (29), o ex-senador José Agripino Maia, presidente estadual do União Brasil, defendeu a articulação de uma frente unificada da oposição no Rio Grande do Norte visando as eleições de 2026. Segundo ele, é possível construir uma aliança entre os diferentes partidos oposicionistas para disputar os cargos de governador, senador e a maioria das vagas na Câmara dos Deputados.
Veja:
“A união da oposição já aconteceu na eleição mais importante do Estado no ano passado, que foi a de Natal. Se todos os participantes da Federação União Progressistas estavam à corte, desejosos dessa união, por que não se pode encontrar formas de negociação em que todos fiquem contemplados?”, questionou Agripino, ao defender a construção de uma chapa competitiva e coesa.
O ex-senador citou como exemplo o alinhamento político entre o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), e o senador Styvenson Valentim (PSDB) nas eleições municipais de 2024. A parceria entre os dois é, para Agripino, uma prova de que é possível conciliar interesses em prol de um projeto maior.
A articulação de forças oposicionistas para 2026 tem sido discutida nos bastidores da política potiguar, e Agripino reforça que o diálogo deve ocorrer com base em objetivos comuns e na disposição para composições estratégicas. “O objetivo maior deve ser a união da oposição para ganhar as eleições de governador, senador e eleger a maioria das deputadas federais”, concluiu.
Portal 98 FM