
Foto: Reprodução
O senador Rogério Marinho (PL-RN) reafirmou nesta quinta-feira (5) que é pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte em 2026. Apesar de aparecer em pesquisas nacionais e ser lembrado como possível nome da direita para a sucessão de Jair Bolsonaro (PL), o líder da oposição no Senado descarta disputar a Presidência e garante que seu foco é a sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT).
Nos últimos meses, o nome de Marinho ganhou espaço em cenários nacionais, inclusive como vice em uma eventual chapa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Pesquisa da Paraná Pesquisas chegou a colocá-lo apenas cinco pontos atrás do presidente Lula (PT). Mesmo assim, o senador insiste que sua prioridade é contribuir com o Rio Grande do Norte.
Lideranças estaduais do PL também reforçam essa posição. O deputado Coronel Azevedo afirmou que o partido está unido em torno de Marinho e citou possíveis composições com Styvenson Valentim (PSDB), Álvaro Dias (Republicanos) e Allyson Bezerra (União). Já o presidente do PL em Natal, Coronel Hélio, disse que o senador é o nome certo para “tirar o RN da rota do atraso”.
O presidente da Femurn, Babá Pereira, declarou que Marinho é mais importante para o Estado do que para o Brasil, defendendo sua candidatura ao governo. Ele lembrou ainda que, caso Bolsonaro siga inelegível, caberá a ele indicar o candidato nacional do PL, conforme já afirmou o presidente do partido, Valdemar Costa Neto.
Valdemar, inclusive, reforçou em visita a Natal que Marinho é um dos principais quadros do PL, mas que o Rio Grande do Norte precisa mais dele do que o cenário nacional. “Tenho certeza que ele levanta esse estado se for governador”, disse. Com isso, Rogério se consolida como principal nome da oposição para enfrentar a governadora Fátima Bezerra em 2026.
Fonte: Agora RN