
Presidente Lula. (Foto: Ricardo Stuckert).
Mesmo assumindo discurso de palanque eleitoral contra o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil, o presidente Lula (PT) registra uma reprovação de 51% de seu governo pelos brasileiros, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20). Sua aprovação é de 46%, de acordo com o levantamento desde mês de agosto.
O desempenho do petista variou positivamente, mas dentro da margem de erro, ao ter queda de dois pontos percentuais na sua reprovação, em relação ao último levantamento de julho, quando foi reprovado por 53%.
Já sua aprovação subiu três pontos, variando sensivelmente acima da margem de erro do levantamento.
A variação positiva na avaliação de Lula é analisada pelo jornalista Cláudio Humberto como bem modesta para o tamanho do estrago que Lula causou ao país, ao decidir subir no palanque com expectativa de melhorar sua popularidade, em vez de negociar uma solução para a crise com os Estados Unidos causada pelo tarifaço de 50% imposto por Donald Trump ao Brasil.
Esta foi a segunda pesquisa que registra um movimento de queda na reprovação de Lula e de alta na sua aprovação, desde maio. E ocorre no ano em que o petista sofreu um salto na sua reprovação, em janeiro, que superou a aprovação seguiu avançando por três pesquisas.
A Quaest entrevistou 2.004 pessoas, pessoalmente, entre 13 e 17 deste mês de agosto. A amostra garante uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, além do nível de confiança de 95%.
Veja os números:

Diário do Poder