
Ricardo Luz está liberado para o duelo decisivo que vale o acesso à Série C de 2026. Foto: Gabriel Leite/América FC
O lateral-direito Ricardo Luz, do América, foi julgado e condenado pela 3ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a cumprir um jogo de suspensão por conta da expulsão no jogo contra o Sousa, no dia 11 de junho. No entanto, o jogador está liberado para atuar na partida de volta diante do Santa Cruz neste domingo (7), na Arena das Dunas, em Natal.
Como cumpriu suspensão automática na rodada seguinte da Série D do Campeonato Brasileiro, diante do Ferroviário, ele está apto para o duelo decisivo contra o time pernambucano, que vale o acesso à Série C de 2026. Titular absoluto, Luz tem 34 jogos, um gol marcado e quatro assistências pelo alvirrubro.
Por “chutar a bola com uso de força excessiva em direção aos adversários de forma intencional”, os auditores decidiram por aplicar a pena mínima – uma partida de suspensão – com a conversão em advertência. Já pelas ofensas a arbitragem, a comissão optou pela punição de um jogo de suspensão.
Ricardo foi denunciado com base no artigo artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”. A pena previa suspensão de um a seis jogos.
Na ocasião, após ser expulso por “provocar um tumulto generalizado” ao “chutar a bola com uso de força excessiva em direção aos adversários de forma intencional”, o jogador direcionou ofensas à equipe de arbitragem comandada por Jackson Ribeiro de Souza Sobrinho (SE).
“Após ser expulso dirigiu-se em direção a equipe de arbitragem de maneira agressiva e desrespeitosa proferindo as seguintes palavras ‘porque você me expulsou seu filho da p***’ sendo necessário ser contido pelos seus companheiros de equipe”, acrescentou em súmula.
América x Santa Cruz
No confronto de ida, no último sábado (30), o América perdeu por 1 a 0 para o Santa Cruz e saiu em desvantagem. O alvirrubro precisa ganhar por dois gols de diferença para se classificar no tempo regulamentar. Caso vença por um gol, a definição da vaga será na disputa por pênaltis. O jogo acontece neste domingo (7), às 19h, na Arena das Dunas, em Natal.