Conexão Agreste
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Conexão Agreste
  • Economia
  • Educação
  • Futebol
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Urgente
Conexão Agreste
Conexão Agreste
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Conexão Agreste
  • Economia
  • Educação
  • Futebol
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Urgente

Carrinho

Gripe aviária: por que cientistas alertam que doença pode causar próxima pandemia

Conexão Agreste > Ciência > Gripe aviária: por que cientistas alertam que doença pode causar próxima pandemia
    • maio 21, 2025
    • Conex@o
    • Ciência, Geral, Mundo
    • 0

    A cepa H5N1 da gripe aviária altamente patogênica já chegou a quase todos os continentes – Foto: Getty Images

    Cientistas estão soando o alarme sobre o que alertam que pode se tornar a próxima pandemia — uma doença que já circula há meses em milhares de propriedades rurais e recentemente foi identificada no Brasil.

    Pesquisadores que estudam como as doenças se desenvolvem alertam que talvez nem tenhamos percebido que os EUA já ultrapassaram o ponto de virada para que a gripe aviária se torne uma pandemia humana, devido à vigilância falha.

    A cepa altamente patogênica da gripe aviária, H5N1, seu nome técnico, já atingiu todos os continentes, exceto a Oceania. Foi detectada até em pinguins da Antártida e em camelos no Oriente Médio.

    A doença já foi identificada em aves silvestres e mamíferos nos 50 Estados americanos e deixou de estar restrita a granjas, infectando mais de mil rebanhos leiteiros, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Já houve pelo menos 70 infecções humanas e uma morte.

    No Brasil, o patógeno apareceu entre aves comerciais pela primeira vez na semana passada. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a detecção do vírus da gripe aviária em uma granja comercial em 16 de maio.

    O surto foi identificado num estabelecimento que produz ovos férteis para produção de frango no Rio Grande do Sul. Anteriormente, o vírus havia sido encontrado apenas em aves silvestres migratórias e em aves de subsistência.

    A detecção teve um impacto imediato nas exportações de frango brasileiras. A China, União Europeia e Argentina suspenderam as importações do produto.

    Oportunidades cruciais para conter a disseminação foram perdidas tanto pelo governo do ex-presidente Donald Trump quanto pela gestão de Joe Biden, segundo a epidemiologista Caitlin Rivers, professora associada da Escola de Saúde Pública Bloomberg da Universidade Johns Hopkins.

    Por exemplo, diferentes estados adotaram regras distintas sobre o transporte de animais entre fronteiras estaduais.

    “[A gripe aviária] não é um problema temporário — houve uma percepção equivocada de que ela sumiria. Agora há uma consciência de que é um problema que precisa ser administrado”, diz ela.

    “A grande prioridade agora é a detecção. Encontrar casos em humanos para ver como o vírus está mudando — esse é o maior risco.”

    A gripe aviária será a próxima pandemia?

    Epidemiologistas estão muito preocupados com o fato de que o mundo — não só os EUA — talvez não esteja suficientemente preparado.

    “Se dermos espaço para que o vírus continue evoluindo e se adaptando à infecção de outros mamíferos, a preocupação é se o surto atual entre animais nos EUA é, na verdade, o gatilho para outra pandemia”, diz Kamran Khan, professor de medicina da Universidade de Toronto.

    “Sabemos historicamente que o H5N1 é um vírus muito perigoso para humanos”, acrescenta.

    Desde novembro de 2003, mais de 700 infecções humanas pelo vírus H5N1 foram notificadas à Organização Mundial da Saúde (OMS), principalmente em 15 países. Indonésia, Vietnã e Egito concentram o maior número de casos.

    Portanto, a gripe aviária não é uma novidade. O que preocupa agora os cientistas são três fatores principais: primeiro, o número elevado de espécies de mamíferos infectadas (pelo menos 70, segundo a ONU), em fazendas, áreas silvestres e até entre animais de estimação.

    Segundo, a velocidade com que se espalhou entre rebanhos leiteiros, que têm contato muito próximo com humanos.

    Por fim, a instabilidade na saúde pública provocada pelo novo governo Trump: especialistas em doenças infecciosas foram demitidos de várias agências federais, interrompendo o programa de testagem da gripe aviária, e o aumento da fiscalização sobre trabalhadores rurais estrangeiros faz com que muitos tenham medo de fazer testes, temendo deportação.

    Imagem em close de um bezerro jovem

    Foto: Getty Images – Gripe aviária já infectou um grande número de vacas nos EUA, com casos registrados em mais de mil rebanhos leiteiros

    Humanos podem pegar gripe aviária?

    O potencial pandêmico de uma doença zoonótica — que passa de animais para humanos — depende estritamente da sua capacidade de ser transmitida entre pessoas. Até agora, a gripe aviária ainda não faz isso.

    Em abril, foram registrados 59 surtos em aves de criação, além de 44 em outras aves e mamíferos nas Américas, Ásia e Europa, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH).

    Desde dezembro de 2024, também houve casos humanos de H5N1 nos EUA, Reino Unido, Índia, México, Camboja e Vietnã.

    Cientista com roupa protetora amarela observa uma foca na Antártida
    A cepa H5N1 da gripe aviária já foi detectada em focas-antárticas e elefantes-marinhos – Foto: Getty Images

    Durante décadas, a gripe aviária foi um vírus majoritariamente aviário, com impactos limitados sobre humanos. Mas agora está cruzando barreiras entre espécies com muito mais frequência e rapidez.

    “Em termos biológicos, esses são saltos enormes de barreiras entre espécies — não é só um salto de patos para pombos”, diz Caitlin Rivers. “A possibilidade de o vírus continuar se expandindo e se tornar uma ameaça para humanos cresce a cada dia.”

    Se não for contido, ela alerta para a possibilidade de uma “mudança súbita”.

    “É um vírus conhecido por gostar de mudar e se adaptar”, afirma. “Há uma preocupação antiga de que, quanto mais ele circular, mais caminhos encontra para se modificar. Pode ser uma marcha constante ganhando força.”

    Aves não reconhecem fronteiras internacionais, e os cientistas temem que, com a chegada da temporada de migração na primavera, a disseminação só aumente.

    Veterinário vacina um pintinho em uma granja na China

    Crédito, China Photos / Stringer/ Getty Images – China, México, Índia e França vêm vacinando aves contra a gripe aviária há vários anos

    Existe vacina contra a gripe aviária?

    Vacinar animais de criação é um tema controverso. Produtores obrigados a abater plantéis querem vacinar as aves — de gansos a galinhas — mas isso está longe de ser simples.

    A vacinação em massa é difícil de executar — as doses acabam, deixando algumas propriedades parcialmente protegidas e o gado pode desenvolver resistência, explica o dr. Munir Iqbal, chefe do grupo de Gripe Aviária e Doença de Newcastle do Instituto Pirbright, no Reino Unido.

    “A França, por exemplo, tem vacinado seus patos e a infecção caiu bastante lá. A circulação enfraqueceu, mas isso ocorre regionalmente”, diz.

    A União Europeia está elaborando diretrizes para que todos os países possam vacinar, mas mesmo uma ave vacinada ainda pode hospedar o vírus e transmiti-lo de volta à fauna silvestre.

    O governo dos EUA sempre resistiu à vacinação de aves por temer que a introdução de vacinas na cadeia alimentar levasse à proibição da exportação de produtos animais. Mas o USDA recentemente aprovou condicionalmente uma nova vacina para proteger aves contra o H5N1.

    Professor Ian Brown, chefe de Virologia Aviária do Instituto Pirbright, em Woking, Reino Unido
    Legenda da foto,Ian Brown, chefe de Virologia Aviária do Instituto Pirbright, pede aumento da vigilância global sobre o surto de gripe aviária nos EUA

    E quanto à vacinação de humanos?

    Agências governamentais dos EUA e de outros países vêm estocando milhões de doses de vacinas contra a gripe aviária para uso em humanos.

    “[Essas vacinas] só seriam realmente usadas em ambientes de alto risco, como trabalhadores em contato direto com animais”, afirma Kamran Khan.

    Kamran Khan, professor de medicina da Universidade de Toronto
    Legenda da foto,Khan também é fundador da BlueDot, uma das primeiras empresas de vigilância a detectar o vírus na China que deu origem à pandemia de covid

    “Se o vírus realmente se tornar um agente de pandemia, essa cepa específica seria usada para desenvolver uma nova vacina e produzi-la em larga escala”, acrescenta.

    Essa produção exigiria tempo para ser ampliada, mas os estoques atuais serviriam como solução temporária.

    “Temos algumas vacinas hoje que talvez não sejam o par ideal, mas que devem oferecer algum nível de imunidade nos estágios iniciais de uma pandemia.”

    Angela Henshall – BBC News Brasil

    Tags: CiênciaGeralmundo
    • Comissão aprova previsão de piso salarial para professores…

      julho 23, 2025
    • Dr. Bernardo confirma ida para o MDB e…

      julho 23, 2025
    • Alexandre de Moraes bloqueia contas bancárias e bens…

      julho 22, 2025
    • Governo vai ‘taxar’ emenda Pix e cobrar pedágio…

      julho 21, 2025
    • MST inicia campanha nacional para cobrar reforma agrária…

      julho 21, 2025
    • Nas redes sociais, 59% defendem operação contra Bolsonaro,…

      julho 19, 2025
    • EUA cancelam vistos de Alexandre de Moraes e…

      julho 19, 2025
    • Por ordem de Moraes, Bolsonaro terá de usar…

      julho 18, 2025
    • Cadu Xavier admite possibilidade de ser vice de…

      julho 18, 2025
    • MPRN lança processo seletivo de residência jurídica para…

      julho 18, 2025
    • Heineken vai aumentar preço da cerveja no Brasil…

      julho 18, 2025
    • Bolsonaro afirma que pode negociar com Donald Trump…

      julho 17, 2025
    • MPRN deflagra operação para desarticular esquema de desvio…

      julho 17, 2025
    • Governo do RN isenta maiores de 65 anos…

      julho 17, 2025
    • Moraes favorece governo Lula aumentando IOF

      julho 17, 2025
    • Governo publica veto de Lula ao aumento no…

      julho 17, 2025
    • Petistas apostam em Cadu e Fátima para manter…

      julho 16, 2025
    • Comissão da Câmara vota hoje aumento da isenção…

      julho 16, 2025
    • CGU aponta rombo de R$ 4 bilhões no…

      julho 15, 2025
    • PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7…

      julho 15, 2025
    • Janones acusa Sargento Gonçalves de agressão e importunação…

      julho 15, 2025
    • RN tem quase 50% dos motociclistas sem habilitação;…

      julho 15, 2025
    • PT quer “abraço de afogadas” e beneficiar Fátima…

      julho 14, 2025
    • Novo plano de carreira do TCU custará R$…

      julho 14, 2025
    • PT vai ao STF pela cassação do mandato…

      julho 14, 2025
    • Com golaço do brasileiro João Pedro, Chelsea vence…

      julho 14, 2025
    • Montanhas/RN: Prefeito Antônio Marcolino Neto restringe transporte universitário…

      julho 13, 2025
    • Diploma de papel deixa de existir; entenda novas…

      julho 13, 2025
    • RN tem terceira pior taxa de alfabetização do…

      julho 13, 2025
    • IPREV de São Gonçalo garante: ninguém vai mexer…

      julho 12, 2025
    • Morro do Careca começa a ser cercado novamente…

      julho 12, 2025
    • Montanhas/RN: Secretária de Assistência Social é flagrada utilizando…

      julho 11, 2025
    • INSS começa receber adesões a restituição de descontos…

      julho 11, 2025
    • PF aponta ‘pedágio’ de 12% para repasse de…

      julho 11, 2025
    • Na Argentina por 24h, Lula torrou R$60 mil…

      julho 11, 2025
    • Após ação do MP, prefeitura de Mataraca deve…

      julho 11, 2025
    • Allyson prepara projetos criando intercâmbio internacional e bolsa…

      julho 10, 2025
    • Deputado cobrava 15% de retorno por emenda no…

      julho 9, 2025
    • Câmara aprova 200 funções e cargos de R$…

      julho 9, 2025
    • Senador Styvenson indica namorada para cargos no Senado…

      julho 9, 2025
    • Foragido investigado por homicídio de ex-prefeito de João…

      julho 9, 2025
    • [VÍDEO] Samanda dispara contra Styvenson e diz que…

      julho 8, 2025
    • Governo anuncia pagamento antecipado do 13° para servidores…

      julho 8, 2025
    • Investigado pela PF, Careca do INSS inicia call…

      julho 8, 2025
    •  Com pacientes nos corredores, Walfredo Gurgel registra superlotação…

      julho 8, 2025
    • Golpistas se passam por Allyson Bezerra e pedem…

      julho 7, 2025
    • Trump promete tarifa de 10% para quem se…

      julho 7, 2025
    • Câmara tem ao menos 64 propostas para mudar…

      julho 6, 2025
    • À beira do colapso: especialistas alertam para crise…

      julho 6, 2025
    • Em 2025, penduricalhos de juízes já superam custo…

      julho 6, 2025
    • PRF apreende medicamentos e eletrônicos sem nota fiscal…

      julho 6, 2025
    • Média do quilo da carne de segunda sobe…

      julho 5, 2025
    • Governo federal libera R$ 2,5 bilhões em emendas…

      julho 5, 2025
    • Cachê: Prefeitura de Araruna desembolsa R$ 450 mil…

      julho 3, 2025
    • Jogador português Diogo Jota e irmão morrem em…

      julho 3, 2025
    • Styvenson está entre os três senadores com mais…

      julho 1, 2025
    • Canguaretama: MPRN abre processo seletivo para assessor jurídico…

      julho 1, 2025
    • PF define regras para porte de arma de…

      julho 1, 2025
    • São João de Natal atrai 70 mil pessoas…

      junho 28, 2025
    • Quina de São João: prêmio de R$ 250…

      junho 28, 2025
    • Com cachê de R$ 1,2 mi, Wesley Safadão…

      junho 27, 2025
    • Lula veta exigência de exame toxicológico para obtenção…

      junho 27, 2025
    • Personal Alvo De Operação Amicis Tinha Empresa De…

      junho 27, 2025
    • Cristiano Ronaldo vai receber R$ 1,3 bilhão por…

      junho 27, 2025
    • Fifa fará pagamentos aos clubes pela Copa do…

      junho 27, 2025
    • Câmara de Natal aprova mudança de nome da…

      junho 27, 2025
    • Baía Formosa/RN: Prefeitura vai adquirir R$57.000 mil em…

      junho 27, 2025
    • Por 8 votos a 3, STF decide que…

      junho 27, 2025
    • Senado deve votar hoje projeto que aumenta o…

      junho 25, 2025
    • Brasileira que caiu em trilha de vulcão na…

      junho 24, 2025
    • Donald Trump anuncia cessar-fogo completo entre Irã e…

      junho 24, 2025
    • TJRN e Estado assinam termo para pagamento de…

      junho 24, 2025
    • Brasil amassa Europa e fecha 2ª rodada invencível…

      junho 22, 2025
    • Estados Unidos entram na guerra e atacam instalações…

      junho 22, 2025
    • Ingleses na roda: Flamengo vira sobre Chelsea e…

      junho 21, 2025
    • Governo paga R$ 230 mi em emendas em…

      junho 20, 2025
    • Gestão Nilda retoma obras de recuperação das escolas…

      junho 19, 2025
    • Datafolha: bolsonaristas e petistas empatam pela primeira vez

      junho 18, 2025
    • Álvaro afirma que pode formar chapa com Allyson…

      junho 18, 2025
    • Partidos com ministérios no governo Lula deram 65%…

      junho 17, 2025
    • Líder do PT declara que haverá “consequências” em…

      junho 17, 2025
    • Urgência contra elevação do IOF é “recado claro…

      junho 17, 2025
    • FARRA DO INSS: Até sogro do ministro da…

      junho 16, 2025
    • Lula embarca para o G7 no Canadá em…

      junho 16, 2025
    • Grupo parlamentar diz que secretário de Natal e…

      junho 16, 2025
    • São João de Natal: comerciantes relatam impactos positivos…

      junho 16, 2025
    • São João de Natal atrai 105 mil pessoas…

      junho 15, 2025
    • Trump diz que responderá com ‘força total’ caso…

      junho 15, 2025
    • Prefeita Wedna inicia operação tapa-buraco com recursos próprios…

      junho 14, 2025
    • Em Israel, secretário de Natal relata tensão após…

      junho 13, 2025
    • Governo Lula pede que STF suspenda ações de…

      junho 12, 2025
    • Pedido de extradição de Carla Zambelli já está…

      junho 12, 2025
    • PF investiga rede de falsificação de diplomas com…

      junho 11, 2025
    • STF tem maioria para manter condenação de Débora…

      junho 11, 2025
    • Grande imprensa indignada porque Bolsonaro se saiu bem…

      junho 11, 2025
    • Socorrista do Samu tem celular e chave de…

      junho 10, 2025
    • População do RN receberá alertas de desastre direto…

      junho 9, 2025
    • Lula cumpre últimos compromissos na França e retorna…

      junho 9, 2025
    • Câmara Municipal de Montanhas/RN vai gastar até 58…

      junho 8, 2025
    • São João de Natal reúne 72 mil pessoas…

      junho 7, 2025
    • Aposentados e pensionistas podem contestar descontos em 175…

      junho 5, 2025
    • Município de Lajes vai receber o Selo Cidade…

      junho 5, 2025
    • Afonso Bezerra: MPRN ajuíza ação para Câmara Municipal…

      junho 4, 2025
    • Zambelli deixou Brasil pela fronteira com a Argentina

      junho 4, 2025
    • PREFEITURA DE PEDRO VELHO EMITE NOTA APÓS ACIDENTE…

      junho 4, 2025
    • Proprietários de terras no Agreste do RN vão…

      junho 2, 2025
    • Dr. Tadeu salva Fátima de uma vaia em…

      junho 2, 2025
    • Micro e pequenas empresas lideram pedidos de recuperação…

      junho 1, 2025
    • Marcha Para Jesus em Parnamirim foi um evento…

      junho 1, 2025
    • PF descobre deputados e senadores envolvidos no roubo…

      junho 1, 2025
    • Morre o ex-deputado e médico Cipriano Correia, aos…

      maio 31, 2025
    • BANDEIRA VERMELHA: conta de luz ficará mais cara…

      maio 31, 2025
    • Congresso aprova exame toxicológico obrigatório para tirar CNH…

      maio 30, 2025
    • Robinson confirma filiação ao PP e marca evento…

      maio 30, 2025
    • PESQUISA PERFIL/ NOVA CRUZ /DEPUTADO ESTADUAL/ ESTIMULADA: Flávio…

      maio 30, 2025
    • PESQUISA PERFIL/ NOVA CRUZ /GOVERNO DO RN/ ESTIMULADA:…

      maio 30, 2025
    • Camarote do São João de Natal terá entrada…

      maio 29, 2025
    • Governo atrasa R$ 354 milhões em precatórios

      maio 28, 2025
    • Parlamentar quer saber se há desconto indevido no…

      maio 28, 2025
    • Fraude no INSS: TCU manda investigar sindicato ligado…

      maio 27, 2025
    • Ana Hickmann entra com novo pedido de prisão…

      maio 27, 2025
    • Ancelotti convoca a seleção brasileira hoje: saiba horário…

      maio 26, 2025
    • Começa nesta segunda reembolso de descontos indevidos do…

      maio 26, 2025
    • Obras da Adutora do Agreste vão começar em…

      maio 26, 2025
    • Wagner Moura vence prêmio de melhor ator em…

      maio 25, 2025
    • Hugo Calderano: veja data, horário e onde assistir…

      maio 25, 2025
    • RN tem 37 mil pessoas com diagnóstico de…

      maio 24, 2025
    • TSE prevê “caos logístico” em caso de eleição…

      maio 23, 2025
    • Receita libera consulta ao primeiro lote de restituição…

      maio 23, 2025
    • Com Maracanã ‘esvaziado’, Flamengo atropela o Botafogo-PB e…

      maio 22, 2025
    • ‘Domo de ouro’: escudo antimísseis dos EUA custará…

      maio 21, 2025
    • Contas de Fátima de 2019 tem 5 votos…

      maio 21, 2025
    • UFRN corre risco de atrasar contratos terceirizados e…

      maio 20, 2025
    • FPM: Prefeituras recebem R$ 2 bilhões nesta terça-feira(20),…

      maio 20, 2025
    • Inmet alerta para chuvas em Natal e mais…

      maio 20, 2025
    • MEC proíbe educação à distância (EAD) em Direito…

      maio 19, 2025
    • Após defender que Rogério fique em Brasília, Girão…

      maio 19, 2025
    • Trabalhadores pagam R$ 2,2 bilhões a menos desde…

      maio 18, 2025
    • Governo confirma primeiro foco de Gripe Aviária em…

      maio 16, 2025
    • Em decisão unânime, STF condena Zambelli e hacker…

      maio 15, 2025
    • Deputados criticam devolução às vítimas das fraudes do…

      maio 15, 2025
    • Caso Marielle: PGR pede condenações dos irmãos Brazão…

      maio 14, 2025
    • Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89…

      maio 13, 2025
    • Tremor de terra de magnitude de 1.8 na…

      maio 11, 2025
    • Papa Leão XIV pode vir ao Brasil já…

      maio 9, 2025
    • Dom João Santos Cardoso e monsenhor Charles Dickson…

      maio 8, 2025
    • Confederação investigada pela PF e comandada por potiguar…

      maio 6, 2025
    • DESVIOS DO INSS: Investigação da PF chega em…

      maio 5, 2025
    • Jovem de 18 anos é morto com 32…

      maio 5, 2025
    • Aposentados rurais concentram maioria das fraudes em descontos…

      maio 5, 2025
    • Pix vira hábito no RN e Estado lidera…

      maio 4, 2025
    • De volta à ativa, José Dirceu conta com…

      maio 4, 2025
    • Novo ministro da Previdência participou de reunião em…

      maio 3, 2025
    • Fraude no INSS: associações de fachada movimentaram R$…

      maio 2, 2025
    • Aluna de 12 anos esfaqueia professora dentro de…

      maio 1, 2025
    • Quem é o pastor de 15 anos ameaçado…

      abril 30, 2025
    • Parada respiratória: Vereador Robson Carvalho aciona MP e…

      abril 29, 2025
    • “Não dá para vender sonho que não vai…

      abril 28, 2025
    • Conclave para escolher novo papa começará 7 de…

      abril 28, 2025
    • Trump é o presidente com pior aprovação em…

      abril 28, 2025
    • Mounjaro chega em maio; quanto vai custar remédio…

      abril 26, 2025
    • Bolsonaro apresenta “piora clínica” e pressão arterial elevada,…

      abril 24, 2025
    • Bebê de oito meses morre e mulher está…

      abril 24, 2025
    • Entidades envolvidas em operação no INSS têm elos…

      abril 24, 2025
    • Governo suspende acordos de desconto sindical no INSS…

      abril 23, 2025
    • Vaticano divulga primeiras imagens de papa Francisco no…

      abril 22, 2025
    • Ex-diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, acusa TRE-RN de…

      abril 22, 2025
    • Tiradentes é lembrado neste 21 de abril pela…

      abril 21, 2025
    • Morre Francisco, o papa de hábitos simples que…

      abril 21, 2025
    • Conta de luz vai cair no RN a…

      abril 19, 2025
    • Ministério da Saúde reforça combate à dengue em…

      abril 19, 2025
    • RN entra em alerta para aumento de casos…

      abril 18, 2025
    • Empresas de transporte reforçam frota com 32 ônibus…

      abril 17, 2025
    • OPERAÇÃO SOSSEGO: Polícia apreende 14 motocicletas com escapes…

      abril 17, 2025
    • Bolsonaro avisa que retornará ao Rio Grande do…

      abril 17, 2025
    • PEIXE DA SEMANA SANTA| Da zona urbana à…

      abril 17, 2025
    • Sinpatinhas: Lula lança RG para cães e gatos…

      abril 17, 2025
    • PREFEITA NILDA VISITA OBRAS NA PRAÇA DE PIUM

      abril 16, 2025
    • Transporte público de Natal terá tarifa social no…

      abril 16, 2025
    • REAJUSTE DE 6,27% PARA PROFESSORES DO RN É…

      abril 16, 2025
    • Com 40 medalhas, estudantes da Maple Bear Natal…

      abril 14, 2025
    • Tarifas de Trump provocam derrocada dos mercados na…

      abril 7, 2025

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Conexão Agreste

    Footer 1 wiget area

    Follow us

    Category

    • Home
    • Brasil
    • Cidades
    • Conexão Agreste
    • Economia
    • Educação
    • Futebol
    • Meio Ambiente
    • Mundo
    • Urgente

    Quick links

    • Home
    • Brasil
    • Cidades
    • Conexão Agreste
    • Economia
    • Educação
    • Futebol
    • Meio Ambiente
    • Mundo
    • Urgente

    Newsletter

    @ 2025 Todos os Direitos Reservados - Conexão Agreste