
Foto: Bia Ribeiro/TV Ponta Negra
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), anunciou cinco projetos de lei voltados à educação durante entrevista ao Jornal do Dia, com Micarla de Sousa, nesta terça-feira (15). As propostas incluem intercâmbios nacionais e internacionais e a criação de uma bolsa mensal para estudantes do ensino fundamental da rede pública.
Entre os destaques, está o programa #PartiuBrasil, que levará alunos do 7º ao 9º ano para cidades como São Paulo, Brasília e Curitiba, com todas as despesas pagas pela Prefeitura. A ação busca ampliar a visão dos estudantes sobre cultura, meio ambiente e tecnologia.
Outro projeto é o “De Mossoró para o Mundo”, que promove a internacionalização do ensino. Alunos aprenderão inglês com foco em conversação e participarão de intercâmbio internacional, também com todas as despesas custeadas pelo município. Professores também serão contemplados com a iniciativa.
Além disso, o prefeito propôs a criação de uma bolsa mensal de R$ 200 a R$ 300, destinada a até 5 mil estudantes da rede municipal. A iniciativa leva em conta a frequência escolar e a vulnerabilidade social e econômica dos alunos.
“Esse dinheiro é para que a criança possa adquirir um tablet, computador, ajudar na alimentação ou ter um momento de lazer com a família”, explicou Allyson.
O pacote educacional inclui ainda a criação do Centro de Educação, Tecnologia, Capacitação e Inovação (CETEC), com cursos de robótica, inteligência artificial e desenvolvimento de software para os alunos da rede.
Evento “Mossoró Sal & Luz”
O prefeito também destacou a edição 2025 do maior evento gospel do RN, o “Mossoró Sal & Luz”, que acontecerá em dois finais de semana, a partir desta sexta-feira (18). Com atrações locais e nacionais, o evento será realizado na Estação das Artes Elizeu Ventania.
Possível candidatura ao Governo do RN
Questionado sobre uma possível candidatura ao Governo do Estado, o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra afirmou que, no momento, seu foco é a gestão municipal. “Quem decide as posições que um político deve seguir é o povo”, afirmou.
Allyson comentou ainda a articulação da direita potiguar para 2026, com nomes como os senadores Rogério Marinho (PL), Styvenson Valentim (PSDB) e o ex-prefeito Álvaro Dias. Segundo ele, a eleição pode dividir o eleitorado entre a continuidade do modelo atual e a busca por mudança.
“Se houver segundo turno, pode ser que haja uma união em torno de uma alternativa”, declarou.
O prefeito também elogiou a parceria com a senadora Zenaide Maia (PSD), destacando o envio de emendas e a sintonia política com ela. “Acredito que vamos caminhar juntos. Ela também está ouvindo as ruas: o RN precisa de mudança”, finalizou.
Ponta Negra News