
Foto: Reprodução
O ex-governador do Ceará Ciro Gomes pediu desfiliação do PDT em carta enviada ao presidente nacional do partido, Carlos Lupi, nesta quinta-feira (17). O gesto ocorre após a aproximação entre o PDT e o governo petista de Elmano de Freitas, no Ceará, segundo apuração da Folha de S.Paulo.
Ciro deve definir seu novo destino político na próxima semana, com o PSDB aparecendo como principal destino, cita a apuração do jornal. Em julho, o ex-presidenciável se reuniu com a cúpula tucana e afirmou que seu retorno ao partido “já estava decidido”. A expectativa é que ele dispute novamente o governo cearense.
Além dos tucanos, o União Brasil também manifestou interesse em receber o ex-governador.
Nos últimos meses, Ciro intensificou a aproximação com setores da direita e endureceu o tom contra o governo Lula (PT) e a atual gestão estadual de Elmano de Freitas, a quem tem criticado publicamente.
A saída foi lamentada por aliados históricos. O presidente do PDT em São Paulo, Antonio Neto, afirmou que o partido perde “um quadro valioso”.
“Hoje é um dia de tristeza para o PDT e para todos nós que acreditamos no projeto nacional e popular de desenvolvimento com a saída do companheiro Ciro Gomes”, disse.
“Perco um companheiro de partido, mas não perco o amigo”, completou.
Fonte: InfoMoney