A tela grande segue para Baía Formosa, que promoverá a 16ª edição de seu Festival Internacional de Cinema, que será realizado dias 28 e 29 (sexta e sábado), no Espaço Arteco Camp| Foto: Divulgação
As sessões de cinema na praia continuam no litoral potiguar. O rumo agora é Baía Formosa, que promoverá a 16ª edição de seu Festival Internacional de Cinema, que será realizado dias 28 e 29 (sexta e sábado), no Espaço Arteco Camp. Ao todo, 38 filmes, em sua maioria potiguares, irão compor a programação oficial do Festival, que vem se consolidando como um dos projetos mais duradouros em atividade no Rio Grande do Norte. Ao todo, o FINC vai contar com mais de 10 horas de programação gratuita e aberta ao público.
A programação será dividida por mostras específicas: a Mostra 90 segundos, com filmes com 1 minuto e 30 segundos de duração; a Mostra Pérolas do RN, que tem como objetivo valorizar a conexão dos realizadores com o território do Rio Grande do Norte; e a Mostra Potiguar, – produzida por profissionais do estado. E ainda a Mostra IFRN, que contará com filmes realizados por alunos da instituição.
O festival será aberto na sexta-feira às 18h. Na programação, filmes potiguares, nacionais e internacionais, distribuídos em duas salas de cinema a céu aberto – a tela principal Baía Formosa e a tela Cajueiro. O público vai contar ainda com feirinha de artesanato, praça de alimentação, espaço de educação ambiental, e outras ativações. O encerramento fica por conta da DJ Tammi Matias.
No sábado a programação começará mais cedo, às 15h, com a Corrida das Águas, realizada em parceria com o projeto Swell – que transforma a vida de crianças e jovens através do esporte e da educação, na cidade de Baía Formosa. A noite a sessão de filmes continua, a partir das 18h. Na programação, acontece também a cerimônia de premiação das mostras, e o encerramento do festival com o show da cantora Carol Sant’anna, em repertório com homenagem às trilhas sonoras de filmes internacionais.
Entre os destaques da programação está o documentário “My way to paradise”, de Greg Hajdarowicz, sobre o kitesurfista brasileiro Marcelo Cunha, e sua jornada transformadora. Em busca do vento perfeito, ele encontra um paraíso remoto onde uma comunidade leva uma vida de espiritualidade e apoio mútuo.
O FINC ressalta em mais um ano o envolvimento dos moradores de Baía Formosa na formação do evento. O festival conta com feirinha de empreendedores locais e praça de alimentação com empresários e moradores da cidade. Além disso, o programa de voluntariado vai reunir 30 jovens da rede pública de ensino. Na edição desse ano, os estudantes da rede estadual de ensino passaram por uma capacitação e vão atuar como parte da equipe organizadora, atendendo o público, conhecendo o processo de produção e vivenciando os bastidores de um evento internacional.
Serviço:
16º Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC). Dias 28 e 29 (sexta e sábado), no Espaço Arteco Camp. Acesso gratuito. Programação no @fincbrasil e fincbf.com
Fonte: Tribuna do Norte

























































































































































































































































































































































































































































