
Expectativa dos comerciantes é que, com a proximidade do São João, o movimento no comércio ganhe cada vez mais força | Foto: Magnus Nascimento
A chegada de junho trouxe para os comerciantes de Natal o otimismo das festas tradicionais do período. No bairro do Alecrim, a expectativa é que, com a proximidade das datas que celebram Santo Antônio, São João e São Pedro, o movimento nas lojas ganhe cada vez mais força. A Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba) projeta alta nas vendas de até 12% em comparação com junho do ano passado.
Na loja onde Antonelly Lisandra trabalha, a previsão é de um aumento de até 30% nas vendas. “Tem uma procura muito grande por camisas na estampa xadrez de manga longa, calças jeans e peças de napa, que são aquelas com tecido semelhante ao couro. Estamos vendendo bastante também para as escolas, por isso, nossa expectativa está muito boa”, afirma Lisandra.
Raiane Paulina, que trabalha no camelô do Alecrim, diz que espera vender 10% a mais do que no mesmo período do ano passado. “A partir deste final de semana a gente espera que o movimento cresça bastante. Percebemos que homens e mulheres têm procurado roupas diferentes para a ocasião, mas há um grande interesse de ambas as partes”, comenta. “Os homens são mais tradicionais e usam xadrez. As mulheres preferem peças em marrom e napa. Aqui, a gente está muito aberto a conversar com o cliente e negociar preços”, acrescenta Paulina.
A estratégia é a mesma que tem sido utilizada por Eriberto Fernandes, que tem uma barraca de itens de festejos juninos na avenida Antônio Basílio, na zona Sul de Natal. “Se o cliente pede, a gente pode dar um abatimento no preço. Aqui a procura é intensa para todos os públicos – homens, mulheres e crianças”, relata.
A fisioterapeuta Liane Freitas, de 47 anos, disse à reportagem, na barraca de Eriberto, que já havia garantido o vestido da afilhada, mas ainda estava em busca das compras para a filha e para ela própria. “Pretendo gastar em média R$ 300. Vale a pena. Vou aproveitar um pouco a programação daqui e também do Rio de Janeiro”, relatou ela, que é carioca.
A empresária Ceiça Viana estava levando oito blusas de uma loja no Alecrim para as funcionárias da padaria da qual é proprietária. “Estou levando peças em xadrez para deixar todo mundo padronizado e fazer com que os clientes entrem no clima de festa junina. Vale a pena curtir essa época, mesmo que seja no trabalho”, disse. O investimento, segundo ela, é de cerca de R$ 500.
Matheus Feitosa, presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), disse que as lojas do bairro se prepararam em peso para o período, a fim de atrair os clientes e fazer boas vendas. “Nossos lojistas têm investido em novas contratações, com aprimoramento do atendimento presencial através de capacitações, mas sem esquecer do atendimento digital, seja e-commerce, aplicativo ou redes sociais”, afirma.
Segundo Feitosa, além dos produtos tradicionais, outros itens ganham espaço agregado às vendas do período. “São produtos de decoração, descartáveis, bebidas, alimentação… todos ganham”, frisa.
José Lucena, presidente da CDL Natal, diz que as várias festas previstas na cidade para esta época têm impulsionado os negócios no comércio. “Essa semana começam os shows na Arena das Dunas, outro grande impulsionador do aquecimento das vendas neste momento”, aponta.
“O período junino deve impulsionar fortemente o varejo em setores como o vestuário, acessórios, alimentação, decoração e turismo. Temos uma pesquisa regional que atesta que 97% dos nordestinos planejam comemorar o São João, e 87% pretendem realizar compras relacionadas à data. Então, os comerciantes estão preparados, com diversas estratégias como o reforço de estoque com produtos típicos, campanhas em redes sociais, promoções e vitrines juninas e facilidades de pagamento”, aponta Lucena.
Por: Redação Tribuna do Norte